Este não é um famigerado post chamado “10 dicas de como vir morar em Portugal.”

Julia Nascimento
4 min readMay 25, 2020

Depois de responder muitas perguntas sobre como eu fiz pra vir pra cá, se eu vim pra cá já contratada ou fiz a busca por aqui mesmo, se tenho cidadania ou consegui o visto de trabalho depois, se as vagas pedem inglês fluente, etc, eu pensei em falar um pouco isso aqui e também sobre um lado que normalmente as pessoas não contam…
Bom, eu sempre procuro ajudar de todas as formas e passar todas as informações que eu tenho, mas a verdade é que minha vinda pra cá foi uma grande surpresa. Não era meu objetivo, eu não estava buscando trabalho aqui, nem em outro lugar.

A minha história foi a seguinte:

Após 6 meses morando e trabalhando no Egito (que é assunto pra outro post) eu estava concorrendo a uma vaga na Caterpillar Egito, só que o processo estava bem lento, ainda faltava mais uma entrevista e meu voo já estava comprado pro Brasil final de Outubro, então eu resolvi voltar, ver a família e focar no plano B que era investir na agência do melhor amigo e juntar meus serviços de web design ao negócio indo morar em São Bernardo do Campo. Estava tudo dentro dos planos quando recebi o convite do meu professor de Web design de 2014 pra vir trabalhar em Portugal.

Decidir vir não foi a coisa mais fácil que já fiz, houveram muitas perdas envolvidas, de amizades, de relacionamento, de família, meu ingresso da CCXP… rs.
Em cerca de duas semanas eu já estava embarcando. Enquanto as pessoas me parabenizavam e se orgulhavam eu passei as primeiras semanas um bocado triste, muitas vezes chorando pelo sentimento de ter abandonado meu amigo que estava contando comigo pra formatar um negócio, de ficar longe da minha mãe que me viu por alguns dias em 2019, e ir embora do país com o coração partido é uma das piores coisas que existem (não recomendo). O apoio de um psicólogo foi extremamente importantes nesse período. (Obrigada Aliny!)

Uma vez um amigo que morou um ano em Londres me disse que passou os primeiros meses em depressão por conta de perdas que sofreu ao viajar. E eu ficava pensando, como assim? Você estava morando em Londres! Não tem como ficar triste!

A verdade é que sair do país muitas vezes pode significar uma localização no mapa diferente e uma cultura diferente, só que sem a sua família e amigos e você pode se sentir sozinho e com saudade de casa frequentemente.

Eu lembro que antes de ir pro Egito a organização do meu intercâmbio mandou uma cartilha onde tinha um aviso sobre possível depressão nos primeiros meses, parecia surreal, mas chegando lá eu vi como esse sentimento se tornava real a cada dia.

Mas não foi sobre isso exatamente que resolvi escrever, foi porque ao responder as pessoas sobre como eu vim pra cá eu percebi que muitas vezes esperam uma história inspiradora de sucesso com dicas infalíveis, uma fórmula mágica… mas a verdade é que nunca tem um fórmula, foi uma mistura de privilégio e preparação, eu conhecia alguém aqui, eu falo 3 línguas, eu trabalhei em diversos projetos durante a minha vida que me trouxeram até aqui, incluindo os últimos no Egito. Ou seja, o ponto que estou agora é resultado de diversas escolhas que fiz.
Então resumindo, eu vim pra cá já contratada, a empresa pagou meus voos e me deu muito apoio ao chegar, muito mesmo; casa toda equipada, academia, ajuda com o visto de residência e por isso tudo eu sou muito grata, de verdade.

Toda experiência de viver em um local diferente, com uma cultura diferente da sua é muito válida pra mim, e essa é uma das coisas que mais me encantam no mundo. Principalmente quando se trata de trabalho, poder trabalhar com pessoas de diversas nacionalidades com pontos de vista muito diferentes do seu é uma das coisas que mais te faz crescer rapidamente como profissional.

Portugal é quase o total contrário do Egito, embora seja um país bem mais tradicional que o brasil, a qualidade de vida aqui é a melhor que já tive na vida, mas eu venho de uma realidade bem pobre no interior do Ceará, então eu não sou tão exigente.

Bom, as perguntas que mais recebo são:
Se é fácil conseguir emprego aqui e se o inglês é determinante.
O que eu percebi é que nas entrevistas sempre perguntam pela permissão de residência e pra ter permissão você precisa de um contrato de trabalho ou algo que comprove que consegue se manter aqui, isso complica. Por isso muita gente vem e tenta conseguir trabalhos mais simples até fora da área pra conseguir a permissão e depois aplicar pra vagas que desejam.

Sim o inglês é outra coisa que pedem sempre, por conta do contato com clientes internacionais, a Europa é toda interligada como vocês sabem e o inglês é crucial.

Outra coisa interessante é que as empresas portuguesas pagam menos que empresas estrangeiras.

A dica que eu sempre dou é:
Faça contato com brasileiros que estão aqui, essa é coisa mais antiga e atual do mundo, a maior parte das vagas são preenchidas por indicação.

Bom, pra quem tem interesse de morar aqui e já tem esses itens acima o que eu posso ajudar é mandar a lista de documentos necessários e os sites que você precisa se cadastrar pra emitir uma manifestação de interesse de residência. O processo leva cerca de 5 meses e você paga uns 80€ pra emitir quando tiver pronto. Me manda uma mensagem com seu email ou whatsapp que eu te mando com todo prazer ;)

Se quiser saber mais sobre salário, benefícios, taxas e etc pode mandar mensagem tá bem? :)

--

--