Série VISTO

Trabalhando e vivendo em Portugal

Julia Nascimento
7 min readFeb 3, 2022

Uma série de histórias sobre a migração para as terras lusitanas

Eu sou apaixonada por histórias. Especialmente histórias bem reais, aquelas que se conta em conversas de bar entre amigos sabe? Nessa série eu e muitos outros vamos contar a história de como viemos parar em Portugal e como foi todo o rolê de documentação, trabalho e visto.

A primeira vai ser a do Anderson Viana, depois a minha e depois a do Flavio Santana, e muitas outras na sequência. Fica de olho!
Com a palavra Anderson:

Anderson Viana

Eu e minha esposa Nathy iniciamos os planos para migrarmos para Portugal ainda em 2019, logo que casamos. Eu capixaba e ela baiana, morando em Vila Velha/ES, reunimos tudo o que era necessário em termos de documentos e também na parte financeira.

Pesquisamos sobre os vistos existentes e se estavam compatíveis conosco. Decidimos então que cada um de nós dois iríamos para Portugal com visto: ela de estudante de mestrado e eu como profissional de alta qualificação.

Iniciamos então o nosso planejamento, que também envolvia o financeiro, pois se caso um dos vistos desse errado o outro suportaria com o possível reagrupamento familiar. Destaco este…

--

--